Topo
Home | História

História



A Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo – APMDFESP, fundada no dia 29 de janeiro de 1993, com sede e foro na Capital do Estado de São Paulo, é uma entidade com personalidade jurídica, de direito privado, sob a forma de sociedade civil, beneficente, de caráter filantrópico, assistencial, que representa a classe dos Policiais Militares portadores de deficiência. O projeto inicial nasceu de uma conversa no Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 26 de novembro de 1992, quando estavam internados o 3.º  Sgt. Ref. PM Jefferson Eduardo Patriota dos Santos e o 2.º Ten. Res. PM  José Roberto Pinatti, ambos paraplégicos, e tiveram a idéia a princípio de criar um Clube de Paraplégicos com a principal finalidade de dar ao Policial Militar, que se torna um portador de deficiência, uma forma de vida, o mais próximo possível de sua normalidade e fazer com que ele retome a sua auto-estima, na maioria das vezes, eliminada ao se tornar um deficiente.

HistóriaA ideia de uma Associação, foi em razão de que em assim sendo, haveria mais condições de trabalho e reivindicações e dessa forma ficou marcado para o dia 16 de dezembro do mesmo ano, uma reunião entre deficientes da PMESP e outros convidados com a finalidade de formar uma comissão pró-fundação de uma associação com esse mister. Dessa reunião foi feito o esboço do primeiro Estatuto da Associação, sendo oficialmente fundada em 29 de janeiro de 1993, ocasião em que também fora eleita a sua primeira diretoria, tendo como primeiro Presidente, o sargento Jefferson Eduardo Patriota dos Santos. A partir daí nascia de direito e de fato a Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo – APMDFESP, sendo que, após inúmeras reuniões na Capelania da Polícia Militar, com apoio do CASRJ -  Centro de Apoio Social Religioso e Jurídico, começava assim a caminhada da Entidade em busca de associados para materializar a ideia.

Na sequência dos episódios, primeiramente, nos foi cedido pelo Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva PM – AORPM, uma sala em sua Sede Social a qual se tornou nossa primeira sede administrativa e, posteriormente, o Presidente da Caixa Beneficente da PM nos cedeu em locação o imóvel que atualmente abriga nossa sede, à Rua Adolfo Samuel nº 14 Barro Banco – Capital – São Paulo, CEP 02418-100, fone(11) 2262-9500, inaugurada no dia 28 de maio de 1998. Atualmente, a APMDFESP conta com aproximadamente 35.000 (trinta e cinco mil) associados, dos quais 5.000 ( cinco mil) são portadores de deficiência.

A entidade possui uma moderna clínica de fisioterapia e oferece atendimentos com psicólogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, médicos fisiatras, assistência jurídica e social, equoterapia, terapia alternativa, consultório odontológico, hidroterapia, esporte, lazer e convênios com parceiros. A entidade também realiza reinserção no mercado de trabalho dos portadores de deficiência, que atinge excelentes resultados.

Os associados também podem contar com os núcleos de atendimentos em Mogi das Cruzes, Campinas, Santos, Zona Leste, Zona Oeste e Zona Sul de São Paulo.

A APMDFESP hoje é uma realidade.

© Copyright 2008 - apmdfesp.com.br
AXM Graphic Arts